quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Burrélio

Dicionário do Jorge

Burrélio

O Jorge falando: “O Dr. Elson é muito nosso amigo, principalmente agora que ele é o Super Entendente ele resolve qualquer coisa. Que que é isso Jorge, que cargo é este?

E aí Jorge, como é mesmo o nome daquele atacante do Cruzeiro que está fazendo muitos gols? Resposta do Jorge: “Há, é o Aris Ti Sábado”. O Jorge, meu filho, não seria o Aristizábal.

A Diretoria estava reunida discutindo sobre o estatuto do Veteranos do Esplanada e um dos itens era sobre a entrada de novos atletas, quando o Jorge saiu com esta pérola: “Para que possamos demitir alguém...” Ô Jorge não seria admitir?

Estávamos reunidos no Bar do Boa Vista quando falávamos sobre um assunto qualquer quando ninguém menos que o Jorge saiu-se com esta: “Nós não podemos desmosprezar ninguém”. É claro e evidente que ninguém entendeu nadica de nada. O que será que ele quis dizer? Desprezar, menosprezar ou criou uma palavra nova, é o mais provável.

O Jorge quer fazer a festa do time no clube em que tem uma piscina e ele pode descer no “topoágua”. E ai Jorge não seria toboágua com B?

E neste momento o Jorge está explicando um acidente horrível ocorrido com um conhecido seu em que caiu sobre as suas pernas uma “bitorneira”. Jorge, não seria uma betoneira?

No final deste ano de 2003, estávamos discutindo sobre quem iria tocar na festa. Ai, sabe quem, sabe quem, saiu com esta? O Jorge, é claro, disse o seguinte, eu conheço um grupo de pagode que tem um variado “respeitório”. Ô Jorge, não seria repertório?

Em uma conversa informal, o Jorge, só poderia ser ele, saiu com essa, o William é o número “trintagésimo” da fila para entrar no jogo da festa. Jorge, não seria trigésimo que você gostaria de falar?

E o Emilson caiu no campo e ralou as costas. Sabe o que o Jorge disse? Que ele estava com um “vergalhão” nas costas. Jorge? Não seria um vergão?

Falando mal mais uma vez do William, como sempre já que esta é uma briga antiga, o Jorge disse que ele, William, não é uma “unamidade”. A palavra correta não seria unanimidade Jorge?

O Jorge na mesa do bar discorria sobre determinado assunto quando se saiu com essa: “Uma penca de ovos”. Penca Jorge? O que será que é isso.

No mesmo bar, como sempre, o Jorge, ele sempre está em um bar, disse o seguinte: “O Cruzeiro contra o Paissandu vai ganhar o jogo e será o campeão conquistando assim, pasmem, mas ele falou, “a tríplice coroa”. Jorge que palavra difícil mas você aaaaacertou!!!!

Estávamos comentando sobre a entrada de novos torcedores para o Cruzeiro e para isso eles teriam que apresentar uma série de documentos, tais como folha corrida, cpf, identidade, carteira de motorista, imposto de renda, etc. E não que o Jorge disse assim? Para entrar na torcida do Cruzeiro é exigido um monte de “democracia”. Jorge, não seria burocracia a palavra correta?

O Willian está comprando os uniformes para o time e então aconteceu uma discussão. O Jorge então deu uma sugestão considerada válida, se não trocasse as bolas. O Jorge disse que “deveria ser colocado no calção as iniciativas do time”. A princípio ninguém entendeu nada, quando ele então explicou que eram as letras do time “VE”, entenderam? Veteranos do Esplanada. Ô Jorge, em vez de iniciativa não seriam iniciais?

Comentando sobre a morte do pai do “Faustão” o Jorge disse que ele foi enterrado no “Box da Esperança”. E aí Jorge, onde fica este cemitério, não seria o Bosque da Esperança?

O Jorge estava comendo um salgado e disse que colocou um chup-chup no mesmo. Não seria um chatchup, Jorge?

O Jorge estava comentando que seu filho Lambe-lambe irá se tornar um grande jogador de futebol e irá ganhar em “eures”. Que diabo de dinheiro que é isso Jorge. Não seriam EUROS?

O Jorge estava discursando para uma platéia seleta, na mesa de um boteco, onde mais poderia ser, em um domingo, por volta das 13,00 horas (imagine o seu estado etílico), quando disse que o “Bin Ladi” vai fazer um “estrago” nos EUA. Quem é que será esse terrorista novo? Será ele filho do famoso Osama Bin Laden?

Falando sobre futebol, assunto sobre o qual ele realmente entende, o Jorge disse que o Ronaldo fenômeno é o melhor jogador do mundo e aquele bonitão do “Dei Beque” não joga nada. Na primeira parte acho que ele acertou, realmente o Ronaldo é o melhor jogador do mundo, mas o outro jogador por ele citado talvez seja o David Beckman. Devemos desculpar o Jorge porque o seu inglês está um pouco enferrujado, ele anda praticando pouco.

O Jorge disse que o patrocinador do time do Cruzeiro vai ser substituído. Sairá o “Simons” e entrará outro. Esse tal de “Simons” Jorge, não seria “Simens”?

O Jorge quando morava lá pelas “bandas” do Nordeste andou tomando uns “tirinhos” de nada. Com medo de morrer, pediu que a família voltasse para Belo Horizonte, dizendo então: “Eu fico por aqui internado e vou vivendo aos troncos e barrancos”. O ditado popular não seria “aos trancos e barrancos?”.

O Elson por problemas de saúde teve que parar de tomar suas cervejas, que não são poucas, e por causa disso, aliado a uma dieta alimentar emagreceu. O Jorge ao perceber isto comentou no meio da turma no boteco do César. “O Dr. Elson esmagreceu”. É claro que quem ouviu não conseguiu conter o riso, e o Jorge se perguntando e perguntando a todo mundo, o que eu falei de errado? Não é esmagrecer? Repetiu. Ô Jorge, emagrecer não seria melhor?

O Ronaldo Fenômeno após o término do seu casamento andou para lá e para cá até encontrar uma namorada. Perguntado ao Jorge o nome da nova namorado do Ronaldo ele falou: “É a Daniela Sucareli”. É claro que ninguém deixou de rir. Ô Jorge, é Cicarelli o nome daquela beldade, daquele tesão. Pelo menos da Daniela você não pode deixar de esquecer e de falar o seu nome correto. Pense na Vilma que você lembra da namorada do Ronaldo.

O Jorge disse que o novo campeão da Libertadores é o “Onze Caldas”. Não seria o Once Caldas?

O Jorge é um dos freqüentadores da noite belorizontina e por isso conhece todos os lugares em que nos deveríamos freqüentar como ele. Um deles que o Jorge indicou é bem conhecido e fica na região da Savassi e se chama “Café com Fumo”??? Será que é isso mesmo Jorge? Pesquisando para saber onde fica este local freqüentado pela sociedade local e também pelo Jorge, é claro, encontrei o local mais parecido com o que ele disse que é o CAFÉ CANCUN.

O Jorge estava no Valtinho com o Otamar e a sua esposa quando alguém, que só pode ser o Jorge, soltou um, digamos para ser mais educado, gases. O Jorge então perguntou para a ......., você não está sentindo um cheiro esquisito? Como ela respondeu que não o Jorge disse que ela não tem “olfário”. O olfato do Jorge é muito esquisito.

Fazendo mais um dos comentários, mais do que pertinentes como só ele próprio sabe criar, o Jorge falando sobre o Zirinho disse que ele é uma tropeira. A princípio ninguém nada entendeu e foi pedido para que ele repetisse a palavra e mais uma vez ele disse. O Zirinho é uma tropeira. Depois de muito indagar conseguimos entender que o Jorge queria dizer que o nosso amigo seria uma “topeira” o que é claro ninguém concorda a não ser o Jorge com seu palavreado mais do que esdrúxulo. Esdrúxulo? Que palavra é essa Jorge?

O Jorge fazendo aqueles comentários próprios dele, ou seja, fala mais do que deve, saiu-se com essa. Como o William havia comprado um carro novo da Fiat o Jorge disse que William estava muito metido com o seu novo Pálio Quem. O que? É um novo pato feito pela Fiat Jorge? Quem? Quem? Quem? Tudo com trema. Nós sabíamos que havia sido lançado o Pálio Weekeend mas não essa besteira saída mais uma vez da boca do Jorge.

Falando com todo o conhecimento que lhe é peculiar, o Jorge disse a mesa do bar do César: “Vou fazer uma autocrítica minha”. O Jorge como é que se faz uma autocrítica se não a própria.

A competente Diretoria do Veteranos do Esplanada após uma reunião tensa e cheia de percalços chegou a uma conclusão sobre a inclusão de um atleta no time. Após o resultado final o Jorge disse que a reunião chegou a um bom senso quando na verdade ele queria dizer “consenso”

Falando para o seu público que o ouve atentamente o Jorge disse que a aplicação de usufilme no carro fica muito bom. Tentamos descobrir que tecnologia nova era essa quando fomos verificar que na verdade tratava-se do nosso conhecido como insu film.

O Jorge disse que o seu poder requisitivo é muito baixo. É claro que ele foi interpelado para que explicasse o que seria esse tal de poder requisitivo. Deveria ser alguma coisa relativa a requisitar algo. Com suas explicações tomamos conhecimento do que o Jorge queria falar: tratava-se na verdade de poder aquisitivo.

Em suas explanações dominicais ou nas de quarta-feira na sauna o Jorge saiu-se com essa: quanto menas gente tiver, melhor. Como todo mundo ficou calado, boquiaberto, tentando entender essa palavra, o Jorge acabou repetindo para que todos entendessem: quanto menas ... Depois verificando que havia falado alguma bobagem ele perguntou o que estava errado no que ele falou. Ô Jorge: seja feminina ou masculina a palavra que acompanha o termo usado será sempre menos.

O Jorge, vocês sabem quem é ele, não? Pois bem, o Jorge convidou a todos os seus amigos do time para almoçar na sua casa, ou melhor, do seu ex-time, já que no momento em que estou escrevendo o Jorge foi alijado do Veteranos do Esplanada. Ô Jorge o que é alijado? Bom, vamos ao que interessa. Perguntamos então ao nosso amigo qual seria o prato que sua esposa iria preparar para receber a todos e ele respondeu será um “FILÉ DE MERNUZA”. O que que é isso gente? Eu acredito que ele quis dizer file de merluza.

O Jorge como sempre, todo Carnaval ele passa na praia. E ali toma uma e outras, quando andando pelo calçadão da Praia do Morro viu algumas beldades passando um creme no corpo para clarear os pelos e assim elas ficam loiras. O Otamar que estava andando ao lado do Jorge viu quando ele falou: Essas meninas querem ficar loiras passando oxigênio na perna. O queee? O Jorge você deve ter falado água oxigenada e o Otamar é que entendeu mal, pois você está sempre certo.

Vocês conhecem todos os narradores e apresentadores de futebol de nossos canais de televisão, já que todos são aficcionados por este esporte. Tem um que duvido que vocês conheçam e é claro somente ele já ouviu falar. É estou falando do Jorge. O Jorge disse: vocês ouviram o comentário na Band ao meio-dia do DAPENA? Fez-se um silêncio geral na rodinha. Ninguém conhecia o tal apresentador, seríamos todos ignorantes em matéria de esporte que não conheceríamos o dito cujo? O Jorge imediatamente nos explicou quem era e que só ele conhecia. Diante de suas explicações chegamos a conclusão que o tal DAPENA na verdade seria o DATENA. Há bom!!!

O Jorge é metido. Ele gosta de uma boa comida. Somente de uma que não lhe desce bem como aliás de ninguém. O Zirinho insiste em levar umas peles de tira-gosto para a reunião de quarta-feira em que ninguém come, mas diante da boa vontade dele não podemos reclamar, espero que ele não leia isso,pois senão ficará chateado. O Jorge disse que gosta da pele do porco “ä pororoca”!!!! Mais uma vez ele nos causou surpresa, até que entendemos o que ele queria dizer. PURURUCA.

Como vocês puderam ver o Jorge gosta de comer bem. Das diversas comidas que ele gosta e ele parece um triturador, pois come qualquer coisa, parecendo seu irmão Duca, a mais apreciada por ele é “SURUBIM AO MOLHO PARDO”. A comida que o Jorge gosta deve ser deliciosa e também o único no mundo que já comeu esta modalidde de peixe que só tem no seu cardápio e no seu BURRÉLIO. Como é que se faz molho pardo com peixe, de onde ele tira esse sangue? É uma pergunta que tenho certeza ficará sem resposta. A não ser que o Jorge nos explique.

No final do ano de 2004 eu passei o reveillon no Espírito Santo. O Jorge disse que eu havia passado na praia de “ITAIOCA”, como eu disse que não era essa praia, ele disse então que foi em “TAIOCA”. Também não foi essa e ai o Jorge ficou Invocado comigo querendo brigar porque ele insistia em dizer que eu só vou para a praia de “ÍTAIOCA” ou “TAIOCA”. Esse Jorge não tem jeito. A praia Jorge é “ITAOCA”, você passou perto.

O Jorge por incrível que possa parecer é um leitor assíduo dos jornais mineiros.Está sempre por dentro das últimas notícias e por isso ele nos contou que um casal estava no motel quando a mulher foi até a banheira de hidromassagem tomar um banho. Quando o rapaz chegou próximo a banheira viu que ela estava com os cabelos presos e sendo puxados para baixo. Ele entrou em desespero chamou alguém do motel e com uma faca cortaram o cabelo da moça, mas mesmo assim não conseguiram salva-la vindo a mesma a falecer. O Jorge disse que foi a SECUÇÃO que prendeu os cabelos da moça e a fez morrer afogada. Tentamos entender o que o Jorge queria dizer até que descobrimos que ele falava de SUCÇÃO, quase igual ao que o Jorge dizia.

Falando em velhice sempre nos lembramos do Jorge que está bastante “acabadinho”. Ele nos disse que está sentindo o peso da idade porque está com 51 (cinqüenta e um) anos e por isso está com UM SÉCULO de vida. Como é que é Jorge?

Explanando sobre algum assunto que deveria ser interessante no momento do bate-papo, o Jorge disse que DEUS NÁO DÀ COBRA A ASA, invertendo o ditado popular de que Deus não dá asa a cobra.

De certa feita o Jorge foi a uma determinada casa de show e ao chegar na Portaria foi comunicado de que estavam cobrando convënio artístico, é claro que ele não quis entrar. Na verdade a casa estava cobrando era couvert artístico.

O Jorge só gosta de coisa boa. De viajar para bons lugares, beber um bom whisky e como ele mesmo diz, hospedar-se em bons hotéis. Como recomendação dele, um bom lugar é o Hotel Itaú. Todos se calaram perguntando onde ficaria o hotel do referido banco, ninguém conhecia. Após as devidas explicações é que conseguimos descobrir que ele queria dizer Hotel Tauá.

Estávamos no Bar do César quando apareceram dois cachorros procurando comida no chão. Um preto e outro com pêlos amarelos. O Jorge disse que o cachorro preto era um “Doblô”. Como ele entende também de cachorro como de muitas outras coisas, perguntamos a ele o que era aquilo que ele estava tentando dizer referindo-se a raça do cachorro ou quem sabe seria a marca de um veículo da Fiat? Foi então que ele deu a explicação que era sobre a raça e só então, nós também somos burros, descobrimos que ele queria dizer DOBERMAN.

Como não poderia deixar de ser o Jorge estava comentando sobre os escândalos produzidos em Brasília pelos Deputados que estavam recebendo o “escalão”. Ô Jorge, não seria o “mensalão?”.

Vocês conhecem ou pelo menos já viram aqueles homens que ficam e vivem as margens das rodovias, andando sem destino com sacos nas costas e extremamente sujos. Para nós eles se chamam “andarilhos”, para o Jorge são “andarinos”.

O Jorge disse que aquele repórter polêmico da televisão se chama “Jorge Caruru”. Não seria Jorge Cajuru?

Na realização do 1º Bingo do Veteranos do Esplanada o Jorge disse que alguém teria que ficar responsável em cantar as pedras no “NICROFONE”.

O Jorge disse que quando o pai tem diabetes ele passa para o filho e que isso é “Leiditário”. Na verdade o que o nosso amigo queria dizer é HEREDITÁRIO.

Estávamos reunidos no depósito do Zirinho para fazermos um churrasco e o Otamar telefonou para o Jorge para que ele viesse se juntar a nós. Perguntado onde estava o Jorge respondeu: Eu estou almoçando no PORCÃO comendo um “RODIGIO”. E AÍ Jorge que rodízio é esse que ninguém conhece?

Comentando sobre futebol, coisa que realmente o Jorge conhece, tanto com a bola nos pés como nas discussões, ele disse que se a Seleção Brasileira não tomar cuidado na Copa da Alemanha, ela volta de “MALA E CUNHA” para casa.

O Cruzeiro neste Campeonato Brasileiro de 2005, está lutando para conseguir uma vaga na Libertadores. O Jorge disse que se o Cruzeiro não conseguir a vaga ele vai ficar na “REFRESCAGEM”. Não seria REPESCAGEM, Jorge? Ele disse que não, ele gosta de falar é assim mesmo.


O Jorge, neste último Carnaval, 2006, como sempre faz ele e os demais milionários, foi passar na praia. Acompanhado de quem? O “inteligente” Otamar. Imagine este nosso amigo agüentando o Jorge falando na sua cabeça dia e noite. Só mesmo o Otamar. E sabe o que o Jorge disse lá na praia? Aconteceu alguma coisa durante a estadia do casal na praia que o Jorge evidentemente foi contra e não gostou e disse que iria reclamar no PRECON. É claro que a galera toda caiu na risada ao perceberem que o Jorge, meu amigo particular, queria dizer PROCON.

Nesta mesma viagem, que eles fizeram de ônibus, tudo transcorria as mil maravilhas, muita cerveja, o Jorge cantando, imagine só, o Jorge cantando, alegre, quando todos escutam um barulho. O ônibus parou e quando foram ver havia furado um pneu. Todos desceram e começaram os preparativos para ajudar o motorista e o trocador quando o Jorge disse: “Já pensou se não tiver o estrepe?”. Foi uma alegria geral, com todos se contorcendo de rir e caindo pela rodovia não se agüentando mais, ninguém conseguiu parar de achar graça e muito menos ajudar a trocar o estepe e o Jorge perguntando. “O que eu falei de errado?”.

Um comentário:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
    Como pode ter uma pessoa que fala tão errado assim.
    Muito engraçado...hehehehhehe

    ResponderExcluir