quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Calibre 12

Calibre 12


Um dos momentos mais agradáveis para os amantes de armas brasileiras que deixou satisfeitos a todos, com a indústria nacional, foi o lançamento das espingardas CBC 12 Pump há alguns anos. O R-105 sempre permitiu a fabricação e venda de espingardas de cano liso em qualquer calibre e tipo de ação, mas um longo tempo foi necessário até que surgisse um produto consistente. Agora, houve a liberação das espingardas Pump para as firmas de segurança tanto para uso dentro dos carros forte, como em outras aplicações.

Em diversas competições de Tiro Prático, durante 1993, a CBC se fez presente com stages, somente com alvos metálicos, para a espingarda. Qualquer um que atira com uma espingarda 12 com coronha em seqüências rápidas de 8 tiros acaba ficando um pouco receoso do coice, principalmente se a arma não estiver apoiada no ombro com firmeza. O que esperar da Pistol Grip? Mais coice? Vai torcer o pulso^? Vai quebrar a mão? Vai ficar tudo doendo? Dá realmente para atirar? E como! Como dá para atirar! E ainda por cima é mais confortável do que com a coronha de madeira. O coice é desprezível e nenhuma das 10 pessoas que a usaram no teste teceu qualquer reclamação a respeito. De qualquer forma, deve-se segura-la firme.

Mas por que ocorreu isto. É simples. Um desenho absolutamente correto do Pistol Grip, num ângulo perfeito para o tiro instintivo aliado ao uso de borracha ao invés de madeira. O Pistol Grip é macio, mas firme, provavelmente absorvendo boa parte da energia do recuo. Usamos três tipos de munições: 3 T com 32 balins calibre .20 pol., SG com 9 balins de .35 pol. E a de Alto Impacto com um balote. Por terem a mesma carga de pólvora e quase o mesmo peso de chumbo, não se nota diferença no recuo. Por isso, em estandes com restrições de pára-balas como os de diversas empresas de segurança, pode-se tirar proveito do treino com munições menos penetrantes como a 3 T ou chumbo mais fino e ainda assim usar cartuchos mais pesados em operações sem que haja problemas com alteração de visada ou ponto central de impacto.

Essa é uma das boas características das espingardas: poder variar a munição de acordo com o tipo de operação e ambiente onde será realizada. Outra é o de se adequarem à defesa residencial. É mais potente que as armas curtas, possuindo grande poder de intimidação e impacto. Mas o melhor aspecto em se escolher uma espingarda ou carabina como arma para a casa ou sítio, é o fato de que dificilmente você pegará uma arma destas para ir até a esquina comprar cigarros. Optar por uma arma longa em casa, é ter certeza de que ela ficará lá e não será portada ilegalmente. Por ai. Vamos acertar uma coisa de uma vez por todas: estas espingardas não são escopetas. A escopeta é uma espingarda de cano liso com um ou dois canos cortados bem curtos num cumprimento ilegal. Ou seja falar de “escopeta” é falar de uma arma ilegal. Falar de “espingardas” é falar de armas legais.

A idéia do uso de balins é antiga tanto para a caça quanto para o combate. As armas de fogo eram originalmente de cano liso. A raiação foi criada por volta do ano de 1500, mais de 150 anos depois de haver uso generalizado de armas de fogo. Essas armas antigas eram intrinsecamente imprecisas e uma carga de balins facilitava o impacto em alvos móveis e aumentava a eficiência a curtas distâncias. O cartucho de fogo central para balins, data de 1851, criado na Inglaterra e os balins de formato e peso regulares foi produzido no mesmo país desde 1769.

A confusão sobre o que é calibre 12, 36, 24 etc. vem de mais de 500 anos mas é um sistema simples de entender: denominar o calibre 12, significa que uma bola de chumbo que entra perfeitamente no cano, pesa 1/12 (um doze avos) de libra, ou seja, uma libra de chumbo proporciona 12 bolas de chumbo de diâmetro do cano. Calibre 36 – são precisas 36 bolas de chumbo do diâmetro do cano para completar uma libra de chumbo. Coisa de inglês como a pontuação do tênis (15, 30, 45 e game!)... A exceção moderna é o .410 que é 410 milésimos de polegada – calibre .41.

Os slugs, ou balotes, foram criados durante a II Grande Guerra para substituir a imprecisa bola única d chumbo que ainda era usada. O balote parece um chumbinho de ar comprimido supernutrido e têm um alcance útil de até 120 metros. Para a precisão a longas distâncias é preciso que a arma tenha miras bem reguladas. Só se deve usar balotes em canos cilíndricos. A maioria das espingardas comercial tem canos com choke, afunilados para permitir um agrupamento maior dos balins para a caça. Nunca use balotes nestes canos” Pode-se esperar agrupamentos de 10 polegadas a 100 metros. Para as cargas de balins, não se deve esperar resultados efetivos a mais de 25 metros. Não existem raias. Os balins intencionalmente não tem o mesmo peso e formato. Assim, ao deixar o cano, cada um deles segue uma trajetória diferente, permitindo que o chumbo espalhe. Como os balins não são estabilizados, eles dependem somente da energia que carregam para perfurar quando atingem o alvo.

O uso indicado para espingardas é nos cenários de curta distância onde sua eficácia e poder de choque são tremendos. Cenários típicos de segurança. Os balotes penetram as latarias de veículos com facilidade ainda possuindo energia para causar severos danos tanto à parte mecânica quanto aos ocupantes. O chumbo SG também penetra bem, mas o 3 T pode ser que não consiga. Em compensação, ele é muito eficiente em ação antipessoal à curtas distâncias, algo como tomar 30 tiros de .22 ao mesmo tempo! Uma olhada nos alvos do teste mostra claramente a dispersão dos balins à curtas distâncias.; Alvos colocados a partir da linha dos 15 metros são complicados para o tiro instintivo. Mesmo assim, durante o teste, apenas dois disparos não atingiram o alvo nesta distância, demonstrando a excelente apontabilidade da arma com Pistol Grip.

Dentro de um carro-forte essa espingarda é bem mais agradável do que a com coronha, proporcionando facilidade para atirar pelas seteiras e para entrar e sair do veículo. Nem o cano pode ser cortado (isso é ilegal), nem se pode usar carregadores estendidos pois é preciso passar o cano pelas seteiras para atirar. A arma tem capacidade para 7 cartuchos no carregador e é uma temeridade conduzi-la dentro de um veículo blindado com mais um na câmara. Os cartuchos iniciais devem ser balotes para penetrar em veículos que estejam tentando abalroar o carro-forte. As distâncias são muito curtas de um metro a ate dois metros. Mas quando a tripulação sai do carro para a coleta, as distâncias aumentam bastante, podendo chegar a mais de 25 metros, tornando muito difícil acertar com tiro instintivo. E se não acertar, vai haver balotes e balins voando para todo o lado. Uma boa opção é carregar com 3 cartuchos SG e depois com 4 Alto Impacto. Para disparar a ordem é inversa: primeiro saem os de Alto Impacto, depois os SG.

Com a abertura deste novo mercado, certamente a CBC vai rapidamente oferecer uma versão com coronha dobrável e Pistol Grip, tornando a arma perfeita tanto para dentro quanto para fora dos carros. Essa fórmula é antiga e adotada desde o tempo da Cavalaria à cavalo... Gostaríamos de agradecer a CBC pelo pronto envio de duas espingardas e farta munição para o teste e ao 24º BIB no Rio de Janeiro pelo uso do seu estande. Durante o teste, vários oficiais de Infantaria puderam experimentar as armas, ficando satisfeitos com seu manuseio e precisão de tiro. Um dos aspectos mais relevantes deste projeto da CBC é a segurança com que estas espingardas podem ser desmuniciadas. A regra geral para uma Pump, é acionar a bomba e passar todos os cartuchos do carregador pela câmara e ejeta-los. Nas CBC, aciona-se a bomba uma só vez, quando é ejetado o cartucho que estava na câmara e liberado o primeiro do carregador. Em seguida empurra-se a plataforma de municiamento para dentro e aperta-se a “tecla desmuniciadora”. A cada apertão dois cartuchos são ejetados do carregador, de forma incrivelmente segura.



Tiro Sport – Ano I – nº 2 – 1994 - José Roitberg, Lauro Martini e Alberto Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário