quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Escolha do Coldre

A importância de escolher um bom coldre


Aqueles policiais que acabam de sair de uma Academia de Polícia, a primeira coisa com que se preocupam é comprar uma boa arma. Depois treinar o seu manuseio e tornar-se um expert em tiro. No entanto, algo essencial e de extrema importância é a compra de um acessório por demais importante, um bom coldre. Quando o policial está exercendo a sua atividade, está em alguma ação tática, o que não pode ocorrer em hipótese nenhuma é que ele ao correr venha a perder a arma que caiu de seu coldre. Se este acessório foi mal escolhido ele irá atrapalhar sobremaneira os seus movimentos, ou então, a pior coisa que pode ocorrer é o marginal tomar a sua arma e você neste momento terá que pedir ajuda aos céus, não restará outra alternativa.

Como a sua arma o acompanhará em todos os momentos de sua vida, ela deverá estar em um local apropriado em seu corpo, portanto muito cuidado ao comprar um coldre, porque se você não se adaptar a ele, vai se sentir incomodado e acabará deixando a arma em casa ou dentro de bolsas, o que provavelmente lhe custará à vida se precisar usá-lo imediatamente.

O coldre deve apresentar segurança, ou seja, no caso de você entrar em luta corporal com alguém, sua arma não poderá ser sacado pelo oponente facilmente, ele deverá ter um mecanismo de retenção. Após a compra do coldre apropriado o treinamento deverá ser feito até que se consiga sacar com rapidez e não haja dificuldades em liberar a arma do coldre.

Portanto, armas de policiais foram feitas para serem levadas junto ao corpo e de fácil acesso, de preferência a mesma deverá estar do mesmo jeito que você treinou e sempre no mesmo lugar para que você possa alcança-la rapidamente sem precisar olhar onde ela está.

O coldre dá uma comodidade para o transporte da arma e também a protege da ferrugem se estiver em contato direto com o suor do corpo humano.

Apesar de princípio não parecer ser tão importante à escolha de um bom coldre, principalmente se você for um policial que deixa a sua arma escondida em cima do guarda-roupa, descarregada e com a munição em outro lugar, talvez realmente nunca perceba esta diferença. Mas sendo um policial que se preocupa com a sua segurança e da sociedade e que está pronto a entrar em ação sempre que for preciso e haja possibilidade, aí perceberá a importância da escolha de um bom coldre que o acompanhará em seu dia-a-dia e que fará parte de sua vestimenta. O dia em que você sair desarmado sentirá que alguma coisa está faltando. É a mesma coisa depois que acostumamos a andar com o cinto de segurança em nosso carro, você não consegue rodar mais do que alguns metros e coloca o cinto porque sabe que ele o protege. A arma e o coldre para o policial são a mesma coisa.

Normalmente o coldre é feito em couro ou então em naylon. Os de couro e que são forrados com flanelas ou assemelhados tendem a absorver a umidade do ar e passa-la para arma, enferrujando-a. Os de naylon normalmente tem maior volume, deformando-se mais rápido do que os de couro. A escolha vai depender do próprio policial. Outros coldres fabricados são feitos com material plástico. Normalmente eles demandam alguns movimentos, como torção, movimento para frente e para trás ou pressionar uma presilha para que a arma seja liberada. Estes coldres acabaram sendo fabricados tendo em vista que muitos policiais perderam a vida quando em luta corporal com um marginal e tiveram suas armas tomadas por eles e sido mortos com as próprias armas.

Portanto, após comprar o coldre, achar a melhor posição para a arma no corpo, treinar muito o saque rápido e preciso e evitar que a arma vá cair na mão do seu oponente.

O coldre deve ser seguro ou ter facilidade de sacar? Pelo perigo que o policial corre de ter a sua arma sacada pelo marginal e ser abatido com ela, poderíamos dizer que ele deve ser seguro. Isto não quer dizer que ele seja de saque lento. Os coldres que tem suas presilhas liberadas rapidamente com o dedo polegar da mão que busca a arma podem ser bem rápidos e da mesma forma seguros. Não se aconselha são os coldres cuja presilha passa pelo gatilho da arma e prende no meio do mesmo onde não é possível destrava-la com o dedo polegar.

Existem diversos tipos de coldres para serem colocados nas mais diferentes partes do corpo. O coldre axilar normalmente não é utilizado no Brasil, mas tem um grande apelo popular pelos filmes de Wollyood. Lá, por causa do clima frio, normalmente os policiais estão com um paletó ou casaco, o que não acontece por aqui, onde o policial anda normalmente com uma camisa ou camiseta, impossibilitando assim o uso deste coldre.

Quando se diz coldre de axila, são aqueles que ficam alojados sob os ombros e a arma fica embaixo da axila. Existe o convencional em que a arma fica com o cano para baixo, outro em que a arma fica na posição horizontal e por último em que a arma fica com o cano para cima e o cabo para baixo. O segundo tipo, horizontal normalmente é utilizado com uma arma pequena que não sobressai nas costas sob o casaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário