sábado, 23 de junho de 2012

SEGURANÇA DOS POLICIAIS ACUADOS


SEGURANÇA DOS POLICIAIS ACUADOS

Nos últimos dias, pelo menos cinco policiais militares foram baleados em São Paulo.

Elson Matos da Costa, Delegado Geral de Polícia

O Comandante Geral da PM em São Paulo, Cel. Roberval Ferreira França admitiu em carta encaminhada a todos os policiais militares daquele estado o alerta em que devem estar todos eles. Com a morte de 06 policiais militares sendo que cinco possivelmente de terem sido encomendados nos últimos dias os mesmos foram orientados a tomarem precauções em serviço ou mesmo quando de folga.

É uma situação totalmente fora do contexto que estamos acostumados a ver. Os bandidos é que deveriam estar se escondendo dos policiais para não serem presos e caso acuados respondessem com agressividade e utilizando arma de fogo de acordo com o que preceitua a lei poderiam ser mortos em legítima defesa. O que estamos vendo é uma inversão de valores. Os policiais acuados. No Rio de janeiro, por exemplo, um policial militar não sai ou chega fardado em casa e a família é proibida de dizer aos vizinhos qual é a sua profissão, caso contrário será eliminado. São Paulo de vez em quando sofre destes mesmos males quando, possivelmente integrantes do grupo criminoso PCC ataca postos de policiamento, viaturas, delegacias e policiais de folga.

Uma comissão de juristas entregou ao Congresso Nacional um estudo para reformar o nosso Código Penal e este assunto acima narrado deve ser tratado com toda consideração. Ou seja, inserir um artigo onde haverá uma pena a mais rigorosa possível contra aqueles que atentarem contra funcionários encarregados da aplicação da lei como ocorre em alguns estados norte-americanos. Além do mais o nosso Processo Penal deveria ser mais ágil para que as sentenças saíssem em tempo mais rápido e não se desse uma sensação de impunidade á sociedade e principalmente aqueles que cometem os crimes.

O investimento na segurança pública infelizmente não tem sido feito na forma que todos gostariam, e este deveria ser de forma maciça, não apenas comprando carros caracterizados, armas, helicópteros, “caveirões” e sim estimulando a quem se interessar em entrar para os quadros policiais a permanecerem. Para isto precisam pagar de forma honesta a todos estes heróis que lutam diuturnamente contra todas as dificuldades do mundo para dar uma melhor segurança a toda a nossa sociedade. Investir em conhecimentos, inteligência, efetivo, locais apropriados de trabalho, ou seja, pensar também no homem que faz a segurança e que necessita também de segurança para reverter os seus serviços em benefício de todos. Imagine que em Minas Gerais não existe nem um Hospital destinado aos Policiais Civis o que é um benefício direto àqueles que no serviço ou não venham a ser atingidos.

No entanto, apesar dos fatos ocorridos em São Paulo não serão suficientes para que os policiais se acovardem diante de covardes marginais que tentam utilizar de todos os subterfúgios possíveis para se impor diante da legalidade o que nunca vão conseguir. Como diria o Capitão Nascimento: “Nunca serão”. Nunca serão melhores do que nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário